Em época de Coronavírus e a necessidade de fazer home office, muita gente tem se perguntado como trabalhar de casa sem a estrutura da empresa, e como se sentir confortável e produtiva ao mesmo tempo (nesse texto aqui tem um monte de dicas que vão te ajudar muito), mas muitas das minhas clientes têm dúvida quanto à roupa de ficar em casa, e a resposta está naquele look que te faça estar confortável sem cara de desleixada.
Muitas pessoas ficam trabalhando de pijama no home office justamente porque o pijama já tem os elementos para garantir o conforto que a gente precisa (uma mistura de tecido confortável com modelagem mais ampla), além de ser confortável não precisar trocar de roupa depois de acordar, mas essa não é a melhor opção e eu vou explicar por que.
Roupa de ficar em casa: Confortável sem cara de desleixada
Eu já falei sobre a teoria da cognição indumentária aqui, que explica a influência das roupas na nossa produtividade, emoções e sensações, e só isso já explica por que é tão importante ter outras opções de roupa de ficar em casa que garantam esse conforto sem cara de desleixo, seja no home office ou nos outros dias normais que ficamos em casa sem trabalhar (depois que a quarentena acabar ou finais de semana, por exemplo).
Vou te mostrar algumas opções no texto de hoje, e não deixa de me seguir lá no instagram pra ver mais conteúdo de moda, dicas de estilo pessoal e informações sobre o meu trabalho.
Roupa de ficar em casa é roupa confortável
O conforto é a minha prioridade de alma, ou seja, é a sensação que eu quero ter em qualquer momento da vida, independente da demanda que a situação me peça (prioridade de vida), então, quando eu visto uma roupa, a primeira coisa que eu avalio nela é o conforto que ela me proporciona ou não. Eu falo mais dessas prioridades aqui, e apesar de o foco desse texto ser roupa de ficar em casa, se você chegou aqui procurando por dicas de como se vestir de forma confortável sem parecer desleixada no trabalho ou na balada, esse texto também vai te ajudar.
É importante dizer que o conceito de conforto varia de pessoa pra pessoa, mas que independente do seu conceito, essas dicas vão te ajudar a entender como estar confortável sem cara de desleixada.
Elementos de uma roupa confortável
Como falei, o pijama é uma roupa confortável porque tem elementos que dão sensação de conforto, mas ele não tem elementos visuais de uma roupa que pareça adequada para trabalhar em home office, ou para se sentir bonita para ficar em casa vendo netflix com o namorado ou marido, por exemplo.
Aqui, a ideia não é dizer que não ficamos bonitas de pijama ou discutir o conceito de beleza (que varia de pessoa pra pessoa), mas explicar que assim como algumas das minhas clientes da consultoria de estilo, você pode preferir ficar de pijama por causa do conforto, mas não se sentir bonita com ele. E é por isso que é importante dizer que existe roupa de ficar em casa que cumprem os dois papéis, ou seja, que dão a sensação de conforto e beleza ao mesmo tempo!
O que não te deixa confortável?
O conceito de conforto varia de pessoa pra pessoa, e você pode se sentir confortável com um salto 15 finíssimo enquanto eu só me sinto confortável com sapato flat, então, vale começar enumerando o que não te deixa confortável numa roupa ou acessório, para entender o que não comprar ou usar quando quiser ou precisar estar confortável.
Roupa jeans, por exemplo, é considerado desconfortável por muita gente, por causa do tecido mais grosso. Então, assim como você evita usar jeans pra trabalhar, não vale a pena comprar um shorts jeans pra ficar em casa ou para trabalhar em home office, porque você vai acabar deixando a peça parada no guarda-roupas e pegando um shorts de tecido, mais parecido com o shorts do pijama.
Uma blusa ou vestido mais decotado ou cavado, uma saia justa ou uma calça com a cintura muito baixa também podem parecer desconfortáveis porque demandam um cuidado para não ficar exposta ao se movimentar. Um acessório mais pesado (colar ou brinco, por exemplo) também pode parecer desconfortável.
Calças com elástico muito apertado, cintura muito alta ou detalhes que pinicam a pele ou peças que ficam escorregando ou saindo do lugar não funcionam pra mim, e incomodam a maioria das pessoas.
Isso mostra que os elementos como o material (na roupa ou nos acessórios) e a modelagem (justa ou larga, curta ou comprida, com decote ou não, tecido molinho e fluido ou mais rígido e estruturado, etc.) são muito importantes na hora de se sentir confortável, e por isso precisam ser considerados.
Pijama pode ser confortável e bonito ao mesmo tempo?
Mesmo quando a gente fala de pijama, sabemos que existem tipos bem diferentes, para pessoas com estilos e necessidades diferentes.
Na minha gaveta de pijama tem modelos mais fofos (com personagens ou bichinhos), mais modernos (com modelagem interessante, frases de efeito, mix de estampa e cores da minha cartela de coloração pessoal), mais sensuais (para quando vou dormir acompanhada) e uns mais quentinhos como esse da foto, porque apesar de morar no Rio de Janeiro, eu sinto muito frio (e tenho até aquecedor em casa!!).
Esses estilos diferentes de pijama servem para aliar os elementos que eu falei ali no começo que são importantes para estar confortável sem parecer desleixada, afinal, não é só porque você vai estar dormindo (muitas vezes sozinha e até coberta) que o pijama tem que ser só confortável, já que ele pode ser confortável e bonito ao mesmo tempo.
Loungewear é a roupa de ficar em casa
Estar confortável sem parecer desleixada é uma demanda tão comum que algumas marcas resolveram se especializar em roupa de ficar em casa, conhecidas como loungewear.
Loungewear é um conceito de roupa confortável, bonita e multifuncional, ou seja, que serve pra fazer os afazeres de casa, fazer exercícios como yoga e meditação e curtir os momentos de lazer em casa.
Essa é a indicação que eu faço para clientes que acabaram de ter filhos e vão ficar em casa na licença maternidade, muitas vezes recebendo visitas, e que não querem estar de pijama e nem com roupa desconfortável.
A roupa de ficar em casa pode ser confortável sem parecer desleixada?
Se até o pijama pode ser bonito e confortável ao mesmo tempo, a roupa que usamos para ficar em casa ou trabalhar em home office também podem!
Eu amo calça de tecido molinho como a malha e o moletom, mas para elas não parecerem as minhas calças de pijama, eu sempre escolho alguma que tenha algum detalhe interessante, como um zíper, brilhos, aplicação de spikes, bordado, texturas, detalhes em couro ou outros materiais mais nobres, ou uma estampa ou modelagem (ou corte) diferentes.
As marcas já entenderam que dá pra unir beleza e conforto nas peças, e eu que sempre quero me sentir confortável, seja pra ficar em casa ou na rua, estou usando isso a meu favor e indicando também essas opções para as minhas clientes. Eu já postei foto lá no instagram de um blazer que eu tenho de moletom, em cor roxa, que é uma opção que eu encontrei para continuar usando blazer sem parecer muito formal.
Para fazer os atendimentos da consultoria de estilo online, por exemplo, que a cliente só vai ver o meu rosto e um pedaço da blusa ou vestido, eu prefiro brincos e colares de materiais leves como a resina e a corda, por exemplo, que vão me deixar estilosa e confortável ao mesmo tempo.
2 comentários
Eu queria de verdade uma dica de loja pra comprar pijamas legais. Pq ja revirei a net e só achei pijama ou muuito sem graça ou infantil demaissssss. Pri me ajuda please!
Oi Thaís! É complicado dar dicas de “coisas legais” sem conhecer o seu estilo, porque o que é legal pra mim não é legal pra você, né? Mas, se você buscar por “loungewear” ou “homewear” nas hashtags do instagram pode te ajudar! Beijoooo