Search
Close this search box.

Sabia que existem 67 tons de branco?

Esses dias eu falei lá no instagram sobre tons diferentes das mesmas cores passarem mensagens diferentes (eu falo sobre a mensagem das cores nesse texto aqui), e uma coisa chamou atenção das pessoas e por isso eu trouxe pra cá: O fato de que existem 67 tons de branco!

Sim, existem 67 tons de branco, e consequentemente tons de branco para cada cartela de coloração pessoal, e no texto de hoje eu vou te explicar tudo!

67 tons de branco

Eu descobri que existem 57 tons de branco fato lendo o livro “Psicologia das cores – Como as cores afetam a emoção e a razão”, que é como se fosse a Bíblia pra quem trabalha com cor, como eu, que faço análise de coloração pessoal e uso as cores para ajudar as clientes a desenvolver uma imagem mais coerente com quem elas são.

67 tons de branco

Também foi lá no livro “Psicologia das cores” que eu descobri algumas outras curiosidades sobre o branco, e reuni as mais interessantes pra falar aqui nesse texto.

A primeira, sobre as mensagens do branco: É considerada a mais perfeita entre todas as cores, e não existe nenhuma concepção de branco com significado negativo. Trouxe curiosidades técnicas e algumas curiosidades históricas também:

Curiosidades sobre a cor branca

Eu acho importante falar sobre a teoria e a mensagem das cores aqui e no instagram, porque cor é o elemento visual que mais chama a atenção em um look, e fala muito sobre o nosso estilo e a nossa personalidade, e quanto mais a gente entende sobre esse assunto, mais segura a gente fica na hora de usar cor, e eu falo sempre isso para as minhas clientes da consultoria de imagem e estilo.

tons de branco

Veja as curiosidades a seguir:

  • Assim como o preto, segundo a teoria óptica (que fala de cores como luz), o branco é considerado “acromático”, ou seja, uma não cor, que é resultado da soma de todas as cores. Mas, fora dessa teoria, branco é considerado cor, e não pode ser obtida a partir da mistura de outras cores, ao contrário do preto. Confuso, né? Eu também acho!
  • Nenhuma outra cor é produzida em quantidades maiores do que o branco. Para os pintores, é a cor mais importante de todas. A maioria tem uma paleta variada de tons em branco, já que ela não pode ser obtida pela mistura de outras cores.
  • Dizem que o branco é o início. Quando Deus criou o mundo, seu primeiro comando foi: “Faça-se luz”. É daí que vem as associações da cor com a luz, iniciando essa simbologia. Em todas as religiões ocorre o início do bem, a ressurreição, a remissão dos pecados, que também têm o branco como símbolo. Na religião, o Cristo ressuscitado aparece pintado sempre de vestes brancas. Todos os outros ressuscitados também aparecem vestidos assim diante de Deus: o “domingo branco” é o domingo após a Páscoa. A hóstia também é branca, simbolizando Cristo vivo. As crianças são batizadas com roupas da mesma cor, iniciando sua vida cristã.
  • Na Igreja católica, quanto mais alta a posição hierárquica, mais claras são as vestes. Por isso, o Papa está sempre vestido de branco.
  • O branco também é usado por reis e rainhas nas ocasiões mais importantes. A Rainha Elisabeth, por exemplo, sempre faz seu discurso anual de abertura do parlamento vestida de branco. Os soberanos democraticamente eleitos também aplicam essa simbologia. Não é por acaso que a residência oficial do presidente americano é chamada de “Casa Branca”.
  • Existe uma regra do jogo de xadrez em que as peças brancas começam, justamente pelo tom ser a cor do início.
  • Em muitas línguas, branco e preto são as primeiras palavras para as cores, como diferenciação entre o claro e o escuro, entre o dia e a noite. Essa é uma das mais fundamentais diferenciações de todas as cores. Vale a pena ler o texto que eu falo sobre profundidade da cor, que é a quantidade de pigmento preto ou branco nas cores.
  • Apenas 2% das pessoas do mundo citam o branco como a sua cor favorita.
tons da cor branca
  • Quem está sofrendo veste branco e roupas opacas em vários lugares do mundo. Assim como o preto, ela imprime a renúncia ao cultivo da imagem por parte de que usa. As vestes brancas no luto pertencem à ideia da reencarnação, para quem não encara a morte como a despedida final do mundo. Na China, Índia e Vietnã, é muito usada pelas viúvas.
  • O Brasil é um dos únicos países em que as pessoas se vestem de branco na passagem do ano. A cor representa mensagens de luz, pureza e paz. Nesse texto aqui eu falo sobre como usar a roupa branca depois do réveillon.
  • Esquimós usam mais de 17 palavras diferentes para designar a cor branca, ao falarem sobre as condições da neve. Os pesquisadores descobriram que são palavras que designam as diferentes consistências dos flocos de neve, que eles usam para a sua orientação no meio de uma paisagem toda branca. Como verdadeiros peritos do inverno, eles não dispõem de uma palavra específica para ela, ou seja, nenhuma palavra resume todos seus possíveis tipos de neves.
  •  Dizem que o branco é a cor das pessoas cujo caráter é tranquilo e passivo. É silenciosa, nos passa paz. Por isso os famosos usam branco no pedido de desculpas, como eu mostrei lá no instagram.
  • Goethe descreveu em sua Teoria das Cores, a moda de 1800: “As mulheres andam agora quase inteiramente vestidas de branco, e os homens de preto”. Essa moda mundial expressava o classicismo, a era clássico-grega (deuses gregos), onde tudo era da cor. Como enfeite das vestimentas, somente algumas pregas. A simplicidade era sublime. Mas, quando ele publicou seu trabalho, pesquisadores da Antiguidade (1817) descobriram que os templos e seus deuses gregos, até mesmo as estátuas, originalmente tinham sido pintadas: As paredes dos templos eram verde, as figuras originalmente tinham vestidos coloridos, cor natural da pele, pedras de vidros. O que ele acreditava ser perfeitamente branco – eram ruínas, das quais a cor havia se dissipado. Goethe não conseguia acreditar nisso.
  • Depois disso, a moda feminina renunciou às cores, mas contava com outros tipos de atrativos. O uso do vestido no estilo grego era prático demais para durar. Mas, o branco atravessou o século da moda e foi considerada a cor mais elegante de todas. Ela significava agora o status social de quem vestia. Isso porque a senhora de branco tinha serviçais às quais delegava o serviço de remover quaisquer manchinhas de sujeira que aparecesse, ou seja, dinheiro e posses. Com a moda do vestido branco, surgiu também a moda do vestido de noiva.
  • Aliás, o vestido de casamento branco, com véu e grinalda, nada tem de tradicional. Ele surgiu apenas no século XIX. Antes as mulheres usavam o seu melhor vestido, não havia uma moda. A primeira mulher a se casar conforme a moda hoje foi a rainha Vitória da Inglaterra, que em 1840, usou um vestido de cetim inglês, e sobre ele um véu de noiva.
tons de branco para vestido de noiva
  • O perfume mais vendido de todos os tempos é o Chanel nº5, vendido desde 1920 numa embalagem branca escrita em preto. Essa simplicidade transmite a impressão de que a Chanel é totalmente atemporal.
  • O branco, a mais clara das cores, é a mais leve. As roupas de verão são claras, as de inverno, escuras. Isso porque as roupas claras refletem muita luz, por isso são mais frescas, dando esse significado.
  • Antigamente, a cor da camisa que um homem usava servia como indicador de seu status profissional. Operários vestiam azul ou cinza, e os que usavam branco eram os que não precisavam se sujar para fazer o trabalho. Os de “colarinho branco” eram considerados os assalariados, que ocupavam cargos burocráticos e administrativos. Impecáveis, de uso diário, eram um símbolo de status, já que não existiam máquinas de lavar nem tecidos de tão fácil manuseio.
  • Nos primeiros anos de IBM, os profissionais se comprometiam, por contrato, a usar sempre uma camisa branca. Foi a partir de 1970 que as camisas coloridas começaram a ser aceitas no currículo dos funcionários do setor burocrático-administrativo; e somente a partir dos anos 90 que a aceitação se espalhou para a gerência e outros cargos diretivos.

O branco nas cartelas de coloração pessoal

Assim como o preto, o branco também não fica bem em todo mundo, porque além de não estar em todas as cartelas, cada tipo de cartela de coloração pessoal tem um tipo de branco diferente:

  • Branco puro: Cartelas de inverno (inverno puro, inverno intenso e inverno profundo), nas cartelas mais claras, como Verão Claro e Primavera Clara, e na cartela Primavera Intensa, pela sua intensidade.
  • Off white amarelado: Aparece nas cartelas quentes, como as cartelas de Outono (outono puro, outono suave e outono profundo) e em duas cartelas de Primavera (Primavera pura e Primavera intensa, que também tem o branco puro).
  • Off white acinzentado: Está nas outras cartelas frias que não têm o branco puro, como o Verão Suave e o Verão Puro.
branco de cada cartela de coloração pessoal

Lá nesse texto também tem exemplos de looks com o branco de cada cartela, pra servir de orientação e inspiração com vários tons de branco! Clica aqui pra ver!

8 comentários

  1. Amei essa informação. Fiquei fascinada com a versalidade do significado do “branco”.
    Obrigada por compartilhar .

  2. Olá, Priscila!
    Realmente não existem tons de Branco… Branco é branco.
    No Círculo Cromático, tanto o Branco, quanto o Preto, o Cinza, o Marfim, o Bege e o Marrom, são cores acromáticas.

    Porém, quando tratamos do Prima de Luz, o Branco é a soma de todas as cores.
    E o Preto é justamente a ausência de cores…

    E o outro ponto curioso é quando tratamos de codificações de cores como o CMYK (Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e P r e t o ( ” K ” e y = c h a v e )), muito usada para impressões em jatos de tinta… o Branco é tratado em duas hipóteses: Como ausência de cor ou como cor única (principalmente em códigos hexadecimais #FFFFFF).
    Já o Preto é tratado como cor única (em código hexadecimal #000000) ou como união de todas as cores.

    • na verdade vocês dois estão errados rs o fato de branco ser neutro não significa nada. Vinho, Azul Marinho, Cinza e Marrom (entre outras cores) também são cores neutras e também têm vários tons.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!