icone-site-vestindo-autoestima
shorts ou bermuda

Shorts ou bermuda: Qual o melhor?

Começo de ano, verão, férias e o coronavírus parcialmente controlado com a população vacinando (eu já tomei a terceira dose!!)… podemos pensar em roupas de passeio ao ar livre de novo? E na hora de escolher a roupa de passeio ao ar livre no calor, tem muita gente que fica em dúvida entre shorts ou bermuda, e espero ajudar vocês nessa decisão.

Existem várias opções de ambos, né? Tanto de tecido quanto de modelagem, cor, comprimentos… e a ideia aqui é te ajudar a pensar no efeito de cada tipo de peça na sua silhueta – lembrando que não vai ser aqui nesse blog que você vai achar regrinhas sobre o que é certo ou errado pra cada tipo de corpo, tá? Aqui só tem informação, e quem toma a decisão é você!

Shorts ou bermuda: O efeito visual de cada um!

Esses dias uma seguidora me perguntou lá no instagram a diferença entre duas calças jeans com modelagens MUITO parecidas e eu falei pra ela que o nome era a única diferença entre elas, já que na silhueta e no estilo as duas peças eram bem parecidas.

Pra esse post eu também vou evitar citar nomes específicos de modelagens dos shorts ou bermuda, mas sim falar do tipo das suas características: é curto ou é mais comprido? É justo ou mais largo? Aí fica mais fácil você pensar nas opções sempre que aparecer um modelo diferente, ao invés de se prender em uma nomenclatura só!

Shorts justos

O shorts é um modelo de peça mais curto, e esse comprimento curto pode variar em alguns centímetros de pessoa pra pessoa e também no estilo da peça.

Se o shorts for justo, ele vai causar dois efeitos no seu corpo: evidenciar o formato do quadril e alongar as pernas. Quanto mais justo e mais curto, mais esses efeitos são potencializados.

Vale lembrar que tecidos grossos como o jeans e cores mais claras podem aumentar ainda mais o volume do quadril, e peças mais finas como o linho e cores escuras podem diminuir visualmente.

E, nessas 2 fotos acima, eu estou usando shorts escuros apesar de ser magra (eu visto 34 / PP) porque não quero parecer menos magra ou ter coxas mais grossas / mais quadris ou bumbum. O nosso estilo e a forma como a gente se vê é muito mais importante que as regras!

Shorts largos

Os shorts largos (tipo os de alfaiataria) são ótimos para sair da praia sem nada apertando ou arrastando na pele cheia de areia. Saudades, inclusive!

O fato de o shorts largos ter mais volume faz parecer que o seu quadril também é mais volumoso. Em compensação, aquela sobra entre a sua perna e o tecido vai fazer parecer que suas pernas são mais finas.

Eu vivo falando que não tenho grandes questões com o meu corpo, e fiz um post lá no instagram mostrando vários looks com o mesmo shorts largos azul que eu adoro:

Se o shorts for largo e curto, essa sensação de que as pernas são mais finas diminui um pouco, então, podem ser uma opção para quem é mais magra, como eu, e quer parecer que tem as pernas mais grossas, ou para mulheres que têm as pernas grossas e gostam dessa característica, como essa minha cliente aqui embaixo, que apareceu nesse texto aqui, que eu fiz sobre o melhor short pra cada tipo de corpo.

E pra não dizer que estou falando coisas controversas, vale a pena ler esse texto aqui, que eu explico porque não faço análise de silhueta nas minhas clientes da consultoria de estilo.

Bermuda justa

A bermuda justa, como a biker, voltou a ser moda depois de muito tempo fora dos guarda-roupas, e eu tenho a minha e adoro!

A bermuda justa também vai aumentar visualmente o tamanho do quadril (a modelagem justa em geral mostra o corpo exatamente como ele é, né?), e pode achatar a silhueta por causa do comprimento.

Se você me acompanha lá no instagram já deve ter visto que eu tenho uma bermuda justa azul que eu uso muito nos meus atendimentos nos dias mais quentes. É uma modelagem de alfaiataria mais criativa e como o meu trabalho permite, eu uso e abuso dela pra me sentir arrumadinha sem passar calor!

Eu também tenho uma bermuda biker preta da Denim Zero, que tem jeans 34 e eu indico muito para as minhas clientes, mas não tenho nenhuma foto com ela por enquanto! Fica de olho lá no instagram que em breve eu posto por lá!

Bermuda larga

A bermuda larga é uma opção de roupa que eu queria muito que fosse oficializado no dress code feminino, já que tem modelos de alfaiataria que são muito menos ousados que a tradicional saia lápis, por exemplo.

E já que eu falei da bermuda larga de alfaiataria, vale saber que ela vai aumentar visualmente a parte de baixo do seu corpo, dando mais volume, e também pode achatar a silhueta. É como se o efeito visual dela fosse parecido com o da pantacourt, só que mais curta, tá?

Então, se você é baixinha como eu e quer usar sem parecer ainda mais baixa, vale optar por um modelo num tom próximo a sua pele, e usar com sapatos e blusas que façam um efeito monocromático. Se você não tem problema com a sua altura, como eu, vale ousar dos modelos coloridos e estampados, como essas duas bermudas da Aroeira Abe, uma marca carioca que eu adoro!

Assim como tem comprimentos variados de shorts, também tem bermudas de tamanhos comprimentos diferentes, podendo ser mais curtinha como essas, ou mais compridas! Você considera esse tipo de comprimento como shorts ou bermuda?

A bermuda não é aceita pela maioria das empresas

Eu sempre falo sobre dress code aqui, e uma das coisas que eu sempre me questiono é porque o uso de bermudas é tão mal visto, já que tem o mesmo comprimento que uma saia lápis, e pode ser mais larga que a saia também.

Infelizmente, quando vimos esses looks de mulheres usando bermuda e blazer, a maioria delas não está indo para o escritório (a não ser que sejam autônomas, como eu, ou trabalhem em um lugar com dress code mais casual).

Prometo pesquisar mais sobre o assunto e trazer pra cá em breve (mesmo que eu não encontre uma resposta).

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!