icone-site-vestindo-autoestima
veludo-cotelê

Como usar veludo cotelê

O inverno está chegando e eu tenho visto em alguns instagrans de moda as pessoas falando sobre a volta do veludo cotelê, e antes de dar dicas e inspirações sobre como usar veludo cotelê é importante dizer que não existe volta porque ele nunca saiu de moda.

O veludo cotelê é um tecido clássico, e por isso é atemporal. O que acontece é que é um tecido quente, mais pesado, e por isso usado durante as estações mais frias, e às vezes as coleções apresentam mais opções com ele ou não.

Agora em 2022, o veludo cotelê é uma “tendência” de novo, e por isso eu vim falar dele como se fosse uma novidade!

O que é o veludo cotelê?

O veludo cotelê é um tecido bem estruturado, com elastano e uma gramatura mais pesada. Ele tem uma textura levemente felpuda e apresenta linhas em relevo (canaletas / risquinhos), ao contrário do veludo molhado, que é mais fino, leve e mais brilhoso.

Por causa dessas características, ele é muito usado em ternos, blazers, jaquetas, camisas e calças – femininas e masculinas. Saias e vestidos também são encontrados com frequência, mas atualmente também encontramos bolsas e malas em veludo cotelê também.

Como usar veludo cotelê em 2022?

Como a moda é cíclica, o tecido cotelê entra e sai de moda mas acompanha as tendências, e talvez a calça que você comprou em 2010 não seja o modelo da moda esse ano, mas isso não impede de você usar assim mesmo.

Roupa é pra usar muito, e se ainda funciona no seu corpo e no seu estilo, tudo bem ser uma calça reta ao invés de ser uma wide leg ou uma jaqueta com um corte mais sequinho ao invés de um modelo oversized, que são peças mais atuais.

Outra mudança em 2022 é que as peças do inverno estão passando a ser mais coloridas, e ao invés de looks de frio no preto ou em cores neutras coloridas, você vai encontrar roupas em veludo cotelê em várias cores diferentes, podendo manter o seu estilo e a sua cartela de coloração pessoal!

Jaqueta de veludo cotelê

A jaqueta de veludo cotelê nunca sai de moda, e se você quer comprar uma, pode investir sem medo. Só vale pensar em qual modelagem faz mais sentido pra você, já que você vai ver nas lojas os modelos mais tradicionais, cropped e oversized, e em cores diferentes também.

 

Na hora de escolher a cor da sua jaqueta de veludo cotelê, vale pensar nas cores da sua cartela de coloração pessoal (já que a terceira peça fica por cima de tudo e influencia mais), nas cores que você gosta e em como você prefere combinar cores. Te ensino a usar o círculo cromático nesse texto aqui.

Conjuntinho de veludo cotelê

O conjuntinho continua na moda, e você pode usar aquele seu antiguinho ou comprar um mais moderno. De novo, o que vai mudar é a modelagem das peças, já que as calças hoje são mais largas e os blazers e jaquetas mais compridas / oversized, mas não tem certo e errado na moda casual / fora do dress code, tá?

Dá pra usar no trabalho e no lazer, dependendo do seu estilo e do dress code da sua empresa. E também dá pra usar tanto a calça quanto a parte de cima separadas também!

Vestido de veludo cotelê

Usar vestido no inverno é uma forma de parecer mais criativa e mais sexy, já que no frio a calça comprida é a primeira opção para a maioria das pessoas, então, se essa é a sua intenção, vale a pena investir em um vestido de veludo cotelê sim.

Dependendo de onde você mora e de como é a sua relação com o frio, vale a pena colocar uma meia-calça e brincar com as sobreposições. Vale colocar uma blusa mais levinha por baixo, ou uma jaqueta / blazer ou casaco mais pesado por cima.

O vestido de manga comprida também é uma boa opção para ser usado como peça única, e é fácil de achar porque o tecido é associado às temperaturas mais baixas.

Saia de veludo cotelê

Assim como as outras peças, você também vai encontrar a saia de veludo cotelê em modelagens e cores diferentes, desde a saia mais curtinha até a midi. A saia lápis é uma boa opção para o trabalho nos dias mais frios.

E aí? Vai aderir? Eu adoro essa textura e sinto muito frio, então, se achar alguma peça que me interesse, eu mostro pra vocês lá no instagram!

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!