Quem já fez análise de coloração pessoal ou acompanha o trabalho de consultoras de estilo (como eu!) no instagram já deve ter ouvido falar que existem cartelas neutras, o que deixa subentendido que existe tom de pele neutro, o que é um mito!
Mas, para explicar porque tanta gente fala sobre tom de pele neutro, eu vou explicar um pouco sobre o que isso significaria (caso existisse).
O que é avaliado na análise de coloração pessoal?
O processo se chama análise de coloração pessoal porque, literalmente, a gente vai analisar as cores pessoais da cliente. Lá no instagram eu já postei vídeos de um artista que chega ao tom de pele de pessoas famosas misturando tintas, e essa é a base da coloração pessoal: saber quais são as cores que, se misturadas, dariam o tom de pele das pessoas.
No vídeo abaixo, eu falo que ele está pintando uma pele oliva, e você pode entender melhor o que é, nesse texto aqui!
Isso é possível porque quem trabalha com cores (na moda, na arte, na decoração, na arquitetura, etc.) usa as cores primárias (azul, amarelo e vermelho) para fazer as cores secundárias (verde, laranja e roxo, que são resultado das misturas das cores primárias) e as cores terciárias (vermelho arroxeado, vermelho alaranjado, amarelo alaranjado, amarelo esverdeado, azul esverdeado e azul arroxeado, que são as misturas das cores primárias e secundárias).
Essas são as cores do círculo cromático, que é a ferramenta que usamos pra combinar cores de forma harmônica (na moda, na arte, na decoração, na arquitetura, etc.), e eu já falei nesse texto aqui como usar.
O que é o tom de pele neutro?
Quando eu estou fazendo a análise de coloração pessoal (presencial ou online), o que eu estou vendo é quais cores foram misturadas para chegar no tom de pele dessa pessoa – e o resultado dessa mistura não é um tom de pele neutro.
O resultado dessa mistura vai me mostrar a temperatura, intensidade e profundidade das cores da sua beleza natural, para eu chegar à sua cartela de coloração pessoal, e apesar de existir uma pele neutra (onde a característica principal não é a temperatura da pele), não podemos falar que essa pessoa tem um tom de pele neutro.
Consegue ver como eu harmonizo bem com a natureza de outono? A minha cartela é outono escuro!
As características das cores
Segundo a teoria das cores, todos os tons de cores têm 3 valores, que são temperatura, intensidade e profundidade, e por isso, todos os tons de pele também têm essas características. Na mistura de cores, é assim que a gente entende essas características:
- Temperatura: mais azul na composição (fria) ou mais amarelo (quente)
- Intensidade: mais quantidade de tinta / saturação (intensa) ou pouca quantidade de tinta (opaca)
- Profundidade: mais cinza ou preto na composição (profunda / escura) ou mais branco (clara)
Na análise de coloração pessoal, é feito o teste de temperatura, intensidade e profundidade (além do contraste) para chegar na cartela. Eu já expliquei esses 3 conceitos aqui no site, e por isso não vou me aprofundar muito nesse texto, mas vale a pena clicar nos links que eu estou anexando aqui pra complementar a sua leitura.
É a partir dessas características que vem o nome das cartelas. Eu explico melhor nesse texto aqui, mas resumidamente, o nome da cartela fala sobre a característica principal da coloração da pessoa, de acordo com o método sazonal expandido (12 cartelas nas 4 estações). Então:
- Quem tem a temperatura como característica principal, tem a pele quente (cartelas primavera quente / pura ou outono quente / puro) ou tem a pele fria (inverno frio / puro ou verão frio / puro)
- Quem tem a intensidade como característica principal, tem a pele intensa (cartelas primavera intensa / brilhante ou inverno intenso / brilhante), ou tem a pele opaca (cartelas outono suave ou verão suave)
- Quem tem a profundidade como característica principal, tem a pele escura (cartelas inverno profundo / escuro ou outono profundo / escuro) ou tem a pele clara (cartelas primavera clara ou verão claro)
Note que não apareceu tom de pele neutro nessas possibilidades. Quem tem cartela neutra são pessoas que tem a intensidade ou a profundidade como característica principal, mas elas não têm o tom de pele neutro, e sim uma pele de temperatura neutra (e por isso têm cartelas de transição – a melhor cartela para roubar cores que não têm na sua cartela).
O certo é dizer que tem uma pele neutra quente (para as cartelas primavera clara, primavera intensa / brilhante, outono suave e outono profundo / escuro, como eu) ou pele neutra fria (para as cartelas verão claro, verão suave, inverno intenso / brilhante e inverno escuro / profundo).
Conseguiu entender porque não existe tom de pele neutro? Se você já sabe a sua cartela de coloração pessoal mas não consegue entender essas características, não sabe como usar as cores a seu favor, você não gosta da sua cartela ou acha que a sua cartela não combina com o seu estilo pessoal, me manda uma mensagem por aqui que eu posso te ajudar!