icone-site-vestindo-autoestima
por que não tem preto nas cartelas

Por que não tem preto nas cartelas?

Nesses quase 9 anos fazendo análise de coloração pessoal, a maior dúvida é sobre não ter preto nas cartelas, e a maior decepção é quando a cliente tem uma das 7 cartelas sem preto.

Eu já contei aqui que preto não fica bem em todo mundo, e vale a pena ler esse texto para entender porque só 7 das 12 cartelas têm preto e complementar a leitura de hoje, tá?

Para entender porque não tem preto nas cartelas, preciso falar um pouco sobre o método sazonal expandido, que é o método que eu uso nos meus atendimentos desde 2014, tanto no atendimento presencial quanto na análise de coloração pessoal online.

O método sazonal expandido

O método sazonal expandido é o método mais usado no mundo para fazer a análise de coloração pessoal, e é o método que eu uso desde 2014, quando comecei a trabalhar como consultora de estilo.

por que não tem preto nas cartelas de coloração pessoal

No método sazonal expandido existem 12 cartelas, e é uma expansão do método sazonal, que tinha só 4 cartelas, sendo uma de cada estação: primavera, verão, outono e inverno, de acordo com a beleza da natureza dessas estações.

Ainda existem pessoas usando o método sazonal hoje em dia, mas o método sazonal expandido é mais completo, porque diferencia as pessoas dentro de cada uma das estações de acordo com a sua característica principal: temperatura, intensidade e profundidade.

Nesse post aqui, lá do meu instagram, tem um exemplo bem didático pra você conseguir ver melhor essa teoria (e já aproveita pra me seguir!):

É por causa da beleza da natureza das 4 estações e as suas características que não tem preto nas cartelas (ou na maioria delas).

Eu também já expliquei tudo sobre essas 3 características das cores nesse outro texto aqui, que te ajuda a entender a sua cartela de coloração pessoal, então vale a pena ler o texto completinho lá!

Por que não tem preto nas cartelas de coloração pessoal?

Só tem preto em 7 das 12 cartelas de coloração pessoal no método sazonal expandido:

  • Nas 3 cartelas de inverno: Inverno Profundo / Escuro, Inverno Puro / Verdadeiro / Frio e Inverno Intenso / Brilhante
  • Na cartela Primavera Intensa / Brilhante (que é cartela de transição da cartela Inverno Intenso / Brilhante)
  • Na cartela Outono Profundo / Escuro (que é cartela de transição da cartela Inverno Profundo / Escuro)
cartelas de coloração pessoal sem preto

Como eu falei no início desse texto, as cores têm 3 características, e as 3 características do preto são: temperatura fria, intensidade viva e profundidade escura, ou seja, características das cartelas de inverno. As outras duas cartelas que têm preto e não são de inverno são as cartelas coladas às cartelas neutras da estação, ou seja, as cartelas que fazem transição com as estações de primavera e outono.

Aqui cabem 3 observações importantes:

  • Existem vários tons de preto (assim como existem 67 tons de branco) e quando falamos que não tem preto nas cartelas, estamos falando do preto absoluto, tá?
  • Na cartela Primavera Intensa / Brilhante, o preto aparece pela sua intensidade e também pelo contraste pessoal que as pessoas dessa cartela de primavera “seguram”.
  • Na cartela Outono Profundo / Escuro (que é a minha cartela!), o preto aparece por causa da sua profundidade e porque essa cartela funciona bem com cores e tonalidades mais escuras das cores. É a única cartela que tem um preto opaco / fosco, como se estivesse desbotado, sabe?

Para entender o que é cartela de transição, clica aqui pra ler esse texto onde eu explico tudo (e é isso que vai te ajudar a entender melhor o conceito do método sazonal expandido também!), que está explicado aqui nesse post lá no meu instagram:

Algumas pessoas fazem a análise de coloração pessoal e não são informadas sobre a cartela de transição, e por isso ficam limitadas a apenas uma cartela, quando podem usar as cores de duas cartelas. Se você tem a pele neutra, você tem uma cartela de transição, e se quiser entender melhor como usá-la, entre em contato comigo por aqui que eu tenho um serviço específico pra te ajudar nisso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!