icone-site-vestindo-autoestima
batom snob

O batom Snob vai voltar!

Se você gosta de maquiagem e tem mais de 15 anos com certeza lembra do batom Snob, da MAC, que estava na boca de 9 entre 10 mulheres (e dizem por aí que é um batom tão democrático que fica feio em todo mundo rs).

Brincadeiras à parte, eu já falei aqui e lá no instagram que o batom da sua amiga que você ama pode não ficar bom em você e vice-versa, por causa das características de pele / cartela de coloração pessoal de cada pessoa, e com o batom Snob da MAC não é diferente!

Mas, porque tanta gente usou o batom Snob naquela época, e agora, mais de 10 anos depois, ele está voltando? Vou te explicar isso e porque ele não combina com todo mundo!

O batom Snob da MAC

O batom Snob da MAC fez muito sucesso no começo dos anos 2000, e talvez eu tenha sido uma das poucas mulheres a não ter usado esse item de moda – e eu fico feliz, porque ele realmente não ficaria bem em mim.

A cor do batom Snob é um rosa claríssimo super frio, ou seja, tem bastante pigmento branco (tem a profundidade clara) e é quase lilás (por causa da temperatura fria).

Várias famosas usaram o batom Snob em 2010 (no auge da moda) e depois de tantas polêmicas e de ficar afastado por um tempinho, ele voltou às passarelas em 2014 com a famosa marca Tufi Duek, no desfile da SPFW. A gente consegue ver, resgatando as fotos na internet, que realmente não funcionava em todo mundo / na maioria das pessoas.

Consegue perceber que ele combinou melhor com a beleza da Paris Hilton e da Drew Barrymore do que com a beleza da Isis Valverde, Rihanna e Deborah Secco? Isso acontece por causa da coloração pessoal!

Quem pode usar o batom Snob?

Eu sempre falo de “melhores cores pra cada cartela”, que é justamente uma forma de saber se aquela cor (de roupa, acessório, maquiagem ou tinta de cabelo) vai funcionar pra você, considerando que beleza é sobre harmonia, e harmonia é repetição de características.

No texto que eu falei sobre o batom marrom (que também voltou a ser tendência) eu indiquei o tom de batom marrom ideal pra cada cartela, porque também não tem um batom marrom que combine com todo mundo.

Com essas características (temperatura fria e profundidade clara), o batom Snob só funciona para quem tem cartela com essas mesmas características dele, ou seja, pra quem tem cartelas de verão, e tenha baixo contraste também. Eu expliquei o conceito de contraste na coloração pessoal nesse texto aqui.

Se você chegou nesse texto buscando informação sobre o batom Snob e não conhece o meu trabalho, é importante deixar aqui registrado que eu não acredito que obedecer a cartela de coloração pessoal seja mais importante ou interessante que obedecer ao seu estilo. Então, se você quer usar o batom Snob mesmo que ele não fique harmônico na sua pele, vá em frente!!

O batom Snob na pele escura

Ao contrário do que muita gente acha, existem mulheres negras que têm cartelas frias, e para aquelas que têm cartelas de verão (e contraste baixo claro), o batom Snob vai funcionar super bem.

Infelizmente eu não achei muitos exemplos de mulheres negras de pele fria usando o batom Snob na internet, mas eu falei sobre coloração pessoal em pele negra nesse texto aqui.

Eu já mostrei alguns casos como esse aqui lá no instagram:

E, o que eu falei lá em cima serve também para a mulher negra que quer usar o batom Snob mas sabe que ele não funciona na sua cartela: Se você quer, e se sente bonita, use!

O batom Snob vai voltar

A gente sabe que a moda é cíclica e que de vez em quando volta a ser tendência algumas coisas que deveriam ficar lá no passado, tipo a cintura baixa e o batom Snob da MAC, que eram febre no começo dos anos 2000, quando a gente ainda consumia moda através de revistas e blogs.

E apesar de muita gente ser contra a volta dessas tendências, o mercado da moda acaba mostrando pra gente (inclusive pra mim, que sou consultora de estilo desde 2014) que as coisas só são ofertadas porque tem quem compre e use tudo que é moda – às vezes só pra estar na moda mesmo.

É importante dizer que existem vários batons em tonalidades de rosa bem claros e frios que podem funcionar melhor do que o batom Snob, e pra você entender melhor, vale a pena ler esse texto aqui, que eu falei sobre o rosa de cada cartela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!