icone-site-vestindo-autoestima
salto alto pós pandemia

Como fica o salto alto pós pandemia?

A gente ainda nem sabe quando vai acabar a pandemia (infelizmente!!), mas depois de quase 2 anos em home Office e a maioria da população vacinada (felizmente!!), muitas empresas estão voltando em definitivo para os escritórios, mas parece que um item que fazia parte do “uniforme” feminino não vai voltar não: o salto alto!

As mulheres estão comprando menos salto alto

Desde que a pandemia começou, muitas mulheres têm deixado o salto alto de lado e priorizado sapatos que proporcionem mais conforto aos pés, e isso já mostra como fica o salto alto pós pandemia!

Todo grande acontecimento no mundo influencia nosso comportamento de compra, como eu falei nesse texto aqui, e com o salto alto não foi diferente, e o mercado de sapatos sentiu o impacto: Segundo o instituto de pesquisas NPD Group, as vendas de salto alto caíram 45% nos Estados Unidos em 2020.

Ainda segundo a pesquisa, no Brasil, durante o período de maiores restrições em 2020, existiu um grande aderência das mulheres à produtos flats. “A venda de sandálias rasteiras, mules e mocassins tiveram grande relevância nas vendas. Nesse cenário, lançamos uma coleção específica para atender às clientes que estavam em casa, o que foi um grande sucesso”, conta Luciana Wodzik, diretora geral do grupo Arezzo & Co.

O salto alto vai sair do dress code empresarial?

Eu já contei aqui que no ano passado uma companhia aérea substituiu o uniforme tradicional das comissárias, que era formado de saia lápis e salto alto, por calças e tênis, em nome do conforto e bem estar das suas funcionárias.

Outras empresas também estão reconsiderando o uso do salto alto no escritório, e já dão outras opções de sapato formal no seu dress code.

No Japão, bem antes da pandemia, cerca de 20 mil mulheres assinaram uma petição online para derrubar a obrigatoriedade do uso do salto alto no trabalho, e vale lembrar que a maioria dos nossos direitos foram conquistados quando a gente se juntou para pedir por eles!!

Na foto, a criadora do movimento no Japão,Yumi Ishikawa.

Que sapatos sem salto usar no trabalho?

No ano passado, quando as empresas começaram a voltar com o trabalho presencial, eu fiz um texto mostrando 6 sapatos sem salto para usar no trabalho, e se você ainda não leu, vale a pena se inspirar e entender qual o melhor pra você, clicando nesse link aqui.

Você gosta mesmo de usar salto alto ou só usa porque aprendeu que é a melhor opção pra estar elegante?

Quem me acompanha sabe que eu não uso salto alto há muito tempo (especialmente scarpin, que eu não compro desde 2012, quando trabalhei em um RH mais formal pela última vez) e desde então eu venho falando sobre ser possível estar elegante e formal com sapatos sem salto. Até as atrizes já mostraram isso no tapete vermelho, que é uma festona super formal!

Quando a gente vê mulheres super elegantes e formais no mesmo espaço que outras usando salto alto por vontade própria e não por imposição, a gente está usando a moda de a nosso favor, no sentido de revolução contra o patriarcado e comunicação de estilo e personalidade! Nesse texto aqui eu falo sobre looks sem salto em festas mais formais!

Mas, é claro que tem quem goste. Na semana passada, conhecendo o guarda-roupas da minha cliente online lá da Nova Zelândia, ela me mostrou esses dois sapatos: O preto de salto 8,5 cm vai continuar no guarda-roupas e o nude que tem 11 cm de salto vai ser doado – mas só porque ela está com uma filhinha de colo agora. Ela gosta de salto alto e acha super confortável, que é o que realmente importa, né?

Eu também já contei aqui que estou vendo “And Just Like That”, e já aviso que o spoiler que eu vou dar não vai ser muito relevante: Depois de machucar o pé e ser operada, a Carrie Bradshaw fala que o seu maior objetivo com a fisioterapia é voltar a usar salto alto.

Olhando para a Carrie de 50 anos, eu vejo uma mulher que já conhece bem o seu estilo pessoal e sabe que está mais coerente com quem ela é em cima de um salto alto. E nos momentos que ela precisa de uma dose extra de autoconfiança, é às suas roupas e sapatos que ela recorre (porque a forma como a gente se veste influencia na forma como a gente se sente, e eu também já falei sobre isso aqui), e o salto alto funciona muito bem pra ela.

Mark Bryan: O engenheiro alemão que usa salto alto pra trabalhar

No meio de 2020, Mark Bryan, um engenheiro (hétero e casado, como ele mesmo gosta de destacar) resolveu começar a usar salto alto para trabalhar e virou hit na internet. Eu mesma falei sobre ele lá no instagram e contei a história do salto alto, que era usado unicamente por homens até virar um item do guarda-roupas feminino, nesse vídeo aqui:

E vendo o sucesso que ele fez no instagram ao quebrar o dress code empresarial da sua área e o machismo do seu país, eu arrisco a dizer que se os homens no Brasil decidissem usar salto alto no trabalho, essa mudança ia ser mais bem vista que o uso de oxfords, mocassim e outros sapatos sem salto pelas mulheres, porque estamos em 2022, mas as mulheres ainda precisam seguir regras da sociedade para se sentirem aprovadas e aceitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pri_bio
Oi, eu sou a

Priscila Citera

Apaixonada por pessoas e por moda, resolvi unir a Psicologia e 12 anos de experiência em recursos humanos com a formação em Consultoria de Estilo pela Oficina de Estilo, e desde 2014 ajudo mulheres e homens desse mundão todo a transformarem personalidade em looks e roupas em representação da personalidade, sem que eles precisem gastar muito!