Desde que eu comecei a trabalhar como consultora de estilo, em 2014, a maioria das clientes contrata o serviço completo, mas todas as etapas da consultoria de estilo que eu vou explicar aqui podem ser feitas separadamente também.
A metodologia do trabalho é sempre baseada em quem a cliente é, no seu estilo pessoal e das suas demandas, e eu defendo que não existe feio e bonito e nem o que é certo e errado pra todo mundo de forma igual, e sim o que é adequado ou não para aquela cliente específica, o que faz sentido ou não para que a cliente seja vista como ela gostaria de ser vista.
Não há julgamento e nem interferência do meu estilo pessoal ou do que eu gosto ou não, coisa que eu aprendi na minha formação como Psicóloga e que serve para me fazer uma consultora de estilo mais empática (segundo o feedback das minhas clientes) e que sabe que somos seres completamente diferentes!
Pra entender melhor, vou explicar as 7 etapas da consultoria de estilo pessoal abaixo:
As 7 etapas da consultoria de estilo
Como eu falei, o meu atendimento é presencial aqui no Rio de Janeiro e online pro mundo todo, e hoje eu vou explicar como acontecem as etapas da consultoria de estilo presencial. Para saber como funciona a consultoria de estilo online (que tem as mesmas etapas, mas acontecem de forma diferente), veja nesse texto.
Etapa 1: Conhecendo a cliente
O primeiro encontro é quando eu começo a conhecer a cliente. Ela responde a um questionário falando sobre a sua rotina, como vê o seu corpo, como gostaria que as pessoas a vissem, a imagem que ela acredita que passa através das roupas que usa, como é o seu guarda-roupas, o que ela gosta ou usa de moda e mais um monte de perguntas que vão me dar o material mais importante do processo: quem a cliente é!
Além disso, tem um exercício de referências para eu ver o que ela considera bonito e feio, o que faz o olhinho dela brilhar, o que ela considera confortável, elegante, sexy, vulgar, esses conceitos que são muito individuais, e que precisam estar bem claros pra mim na hora de encaixar as peças desse quebra-cabeças!
É comum que a cliente use termos genéricos como “criativo”, “sexy”, “elegante”, etc. para descrever o seu estilo pessoal ou como gostaria de ser, mas todos esses termos são muito subjetivos, e variam de pessoa pra pessoa. O questionário e o exercício de referências servem pra eu alinhar essas ideias!
Etapa 2: Conhecendo o guarda-roupas
Nessa hora de conhecer melhor a cliente eu também vou ver o guarda-roupas dela, pra saber a quantidade de peças que ela tem, as cores, modelagens, estampas, conhecer as suas escolhas, as marcas que ela gosta, o que ela usa em cada situação, e as peças que ela não consegue usar por não saber coordenar ou por qualquer outro motivo, o que ela comprou e nunca usou, o que ela usa mas não gosta, ver o que se repete muito e o que parece muito diferente das outras peças, etc.
Isso tudo ajuda a descobrir as prioridades de alma e de vida da cliente, que é a metodologia do meu trabalho e que eu explico nesse outro texto.
Etapa 3: Análise de coloração pessoal
A análise de coloração pessoal é um serviço que descobre a nossa paleta de cores, ou seja, as cores que deixam a gente mais bonita, por causa da harmonia que a gente faz com as cores da cartela correta, que tem as mesmas cores que a nossa beleza.
Essa harmonia ajuda a disfarçar nossas pequenas “imperfeições” no rosto, como marcas de expressão, rugas, espinhas, manchas, olheiras e valoriza a nossa beleza, economizando um tempão que a gente gastaria fazendo a maquiagem, já que isso tudo fica bem amenizado com a cor certa!
Existem 12 cartelas de coloração pessoal, que representam a paisagem das 4 estações do ano e as suas cores, que vão ser usadas nas roupas, acessórios, maquiagem e cor de cabelo.
Das etapas da consultoria de estilo, essa é a que eu mais faço separadamente, tanto presencial aqui no RJ quanto a análise de coloração pessoal online.
Depois que eu faço a análise, eu envio um material ilustrado pra ela entender a cartela de coloração pessoal e saber como usar as cores a favor dela. Esse material tem quase 50 páginas, e explica a teoria das cores e as suas características (temperatura, intensidade e profundidade), além de ter exemplos de looks na cartela pra você saber como usar a cartela a seu favor.
Consegue ver nas imagens acima como eu fico “camuflada” na paisagem de outono, por ter as mesmas cores? Essa é a ideia de harmonia: repetição de características!
Análise de silhueta e tipo de corpo
Também nessa etapa, muitas consultoras descobrem o tipo de corpo da cliente, mas desde 2019 eu não faço mais a análise de silhueta na consultoria de estilo, porque passei a ver outras informações como mais importantes que as medidas do corpo. A relação da cliente com a sua imagem, o que ela gosta ou não, por exemplo, faz muito mais sentido!
Isso significa que eu vou ajudar a cliente a disfarçar o que ela não gosta muito na silhueta dela sim, mas que eu acredito mais em vestir a pessoa de como ela é do que só cobrir esse corpo de acordo com o formato dele.
Isso acontece porque enquanto uma mulher com bumbum e quadris avantajados gostam e querem valorizar essa parte do corpo, outra com a mesma característica pode odiar e querer disfarçar. Falei sobre isso nesse post lá no meu instagram também:
Mas, quando a análise de silhueta ainda era uma das etapas da consultoria de estilo que eu fazia, eu já não fazia um diagnóstico do tipo “seu corpo é tipo triângulo invertido”, por exemplo, porque isso não é suficiente e pode limitar a cliente.
Então, por isso, o trabalho é feito escolhendo o tecido, modelagem, estampa e cor que vai destacar a parte do corpo que ela mais gosta e ajudar a disfarçar o que ela gostaria que fosse diferente.
Etapa 4: Apresentação da proposta de identidade visual
A proposta de identidade visual é uma das etapas da consultoria de estilo com mais teoria e conteúdo, porque é quando eu mostro que entendi quem a cliente é e as suas demandas e mostro qual é o meu plano de ação pra ela.
Na proposta de identidade visual tem informação sobre qual é a melhor escolha em tecido, caimento, modelagem, cor, opções de decote, modelo de calça, comprimento do blazer, opções de sapato e acessórios, truques de estilo e de silhueta com as devidas explicações e uma lista com sugestão de peças pra ela comprar (durante a consultoria de estilo e depois, também!).
Na foto acima, estava apresentando a proposta de identidade visual pra cliente, e como é um material todo bem ilustrado, pra ela conseguir visualizar todas as teorias e explicações, e entender o que vai mudar no seu estilo pessoal pós consultoria de estilo.
Pra cliente ter essa identificação com as imagens usadas, eu tomo o cuidado de escolher foto de pessoas com o tipo físico parecido com o da cliente (especialmente se ela usar tamanho plus size ou tiver alguma demanda específica, como disfarçar a barriga, ter os seios pequenos, o cabelo grisalho, etc.), pra ela saber que a peça vai funcionar no corpo dela – e não só no corpo da modelo que posou pra campanha da loja!
Etapa 5: Revitalização de guarda-roupas
Revitalizar é dar nova vida, e o foco dessa etapa é nas roupas que ficam na vida da cliente (e não no que a gente vai tirar porque não funciona mais ou não faz mais sentido), que sejam coerentes com quem ela é e com as suas prioridades, para que elas possam facilitar a rotina e falar bem de quem ela é. Nessa etapa a gente:
- tira tudo que não serve mais (por causa de tamanho, condições de uso ou estilo), e coloca em pilhas para doação ou vendas;
- separa tudo que não funciona (porque ela não tem repertório pra saber como usar a peça), mas que a gente pode fazer funcionar;
- separa tudo que precisa ser ajustado, consertado ou modificado pra voltar a funcionar;
- anota tudo que falta ou faria diferença no guarda-roupas dela para multiplicar as possibilidades das peças que ela já tem e pro seu novo estilo pessoal.
Aqui a cliente entende que ter menos peças que funcionem vale mais que ter um guarda-roupas lotado de peças que não funcionam ou que restringem as suas possibilidades. Acaba aquela sensação de não ter nada pra vestir tendo um monte de roupas, sabe?
Se a rotina dela tem muito trabalho e pouca balada, o guarda-roupas dela precisa ser coerente e ter muitas possibilidades de roupas de trabalho e menos para a balada. Não faz sentido ter peças de frio só porque você acha bonito, se você morar num lugar que não tem temperaturas mais baixas, ou tenha uma gaveta de roupas de ginástica se não existe uma rotina de treino, lembrando que quanto mais versátil / menos setorizado for o guarda-roupas, melhor.
Quando você consegue usar as mesmas peças em situações diferentes, você vai precisar de menos peças no guarda-roupas (e economizar, já que a criatividade pode te livrar do consumismo).
Etapa 6: Shopping e Experiência de lojas
Uma das etapas da consultoria de estilo mais esperadas (e mais importantes), é a etapa que a gente vai ao shopping, mas que não é chamada de “etapa de compras” porque nem sempre a cliente precisa ou quer comprar alguma coisa, mas é importante que ela aprenda a comprar, a saber analisar tecido, caimento, acabamentos, cores (e combinação de cores), saber o que observar nas peças e no seu corpo ao se olhar no espelho, e a calcular o custo x benefício das peças.
Nessa etapa de personal shopper eu faço uma pesquisa rigorosa entre as lojas, para saber onde eu posso encontrar as peças que ela precisa (de acordo com o seu estilo pessoal, numeração, cartela de coloração pessoal e outras demandas), e faço essa curadoria no shopping antes de ela chegar, e peço às vendedoras para separar tudo que ela vai experimentar comigo.
Quando ela chega pra me encontrar, já está tudo separadinho em cada loja, no tamanho dela, nas cores que a valorizam, no tecido que ela gosta ou que funcione nas demandas dela, no melhor caimento e modelagem para o seu corpo, e ela vai experimentando enquanto a gente conversa sobre as peças, pra entender se vale a pena ou não comprar.
Dentro de todas as etapas da consultoria de estilo, essa é a que, mais diretamente influencia na economia – de grana e de tempo! O serviço de personal shopper também pode ser feito separadamente, pra um evento específico, viagens, ou pra otimizar o seu guarda-roupas.
E aí, no provador, eu mostro pra ela na etiqueta tudo que precisa considerar na hora da compra, vê se o caimento funciona, se ela se sente bem com a roupa, a gente avalia o custo x benefício da peça, e pensa juntas nas possibilidades de coordenação que a peça vai render com o que ela já tem no guarda-roupas, pra só depois decidir se a compra vale a pena ou não.
Etapa 7: Montagem de looks
A montagem de looks é a última das 7 etapas da consultoria de estilo e é quando a gente junta o que ela já tinha no guarda-roupas (principalmente o que ela não conseguia fazer funcionar) com as peças que ela comprou na etapa de lojas, para montar pelo menos 40 looks com coordenações diferentes das que ela costumava usar antes de me contratar, de acordo com o estilo, cores, silhueta, e demandas dela – que eu apresentei na proposta de identidade visual.
Esses looks da montagem de looks servem pra ela ver as teorias sendo colocadas em prática e ver o problema das peças sendo resolvido!
Pra essa cliente aqui, por exemplo, ela queria usar mix de estampas no trabalho, pra parecer mais criativa, por causa do cargo dela, mas sem parecer muito jovem.
Abaixo, a foto do dia de montagem de looks com duas clientes da Bahia (consultoria de estilo online), com elas experimentando o uso de acessórios que sugeri que comprassem – incluindo óculos!
Cada look é fotografado por mim, pra servir de guia e inspiração para looks futuros, e depois é enviado por email para a cliente com a lição / técnica de cada look, explicando porque ele funcionou pra ela, pra virar um guia para ela criar novos looks!
Na consultoria de estilo online também acontece todas essas mesmas etapas da consultoria de estilo, e nesse outro texto eu explico melhor como é!
Aqui embaixo, mostro alguns looks que montei com uma das peças que a cliente tinha dificuldade de usar:
Se você quiser saber valores e mais informações sobre a consultoria de estilo pessoal, me mande um email: priscila@vestindoautoestima.com.br ou entre em contato por aqui 🙂